sexta-feira, 31 de janeiro de 2014
Gatinhas, hoje eu estava aqui pensando no que postar para vocês ai eu acabei achando a imagem dessas coisinhas deliciosas que você com toda certeza já viu em algum filme internacional. Se chamam Macarons e pela minha pesquisa eles são uma criação francesa (olha que lindo *-*). Se você assim como eu quer aprender, clique em Leia Mais e "vambora"
Ingredientes
(para mais ou menos 30 macarons):
130g de clara de ovo (mais ou menos 4 ovos)
90g de açúcar refinado
150g farinha de amêndoas (amêndoas trituradas - em pó)
210g de açúcar de confeiteiro
1 pitada de corante em pó (opcional)
Dica:
Utilize sempre corante em pó, o corante líquido dá umidade à massa, o que não é bom para conseguir que a casquinha fique crocante.
____________________________
Modo de Preparo
1) Misture a farinha de amêndoas e o açúcar de confeiteiro, com um liquidificador ou mixer. O objetivo é obter um pó bem fino. Passe a mistura em uma peneira. Reserve.
2) Em um outro recipiente, coloque as claras de ovo e o açúcar refinado, bata as claras em neve. Enquando estiver batendo, se desejar acrescente uma pitada de corante em pó (se não os macarons vão ficar cor creme). Três maneiras para saber que a mistura está no ponto:
a) um bico se forma no batedor
b) a espátula fica de pé no meio da massa
c) você vira o recipiente de ponta-cabeça e tudo fica no lugar!
3) Acrescente metade da mistura farinha de amêndoas + açúcar de confeiteiro. Agora vem um dos pontos-chave: misturar de maneira bem delicada. A técnica que me ensinaram é a seguinte: com uma espátula, saia do centro da massa, em direção ao exterior do recipiente, apoiando a espátula no fundo e levantando a massa ao mesmo tempo. Com a mão esquerda, ao mesmo tempo, vá girando a tigela, um quarto de volta (90° para os engenheiros) por vez. Tá difícil de entender? Apelemos aos amigos da internet:
http://www.dailymotion.com/video/xe7se9_le-macaronnage-en-video_lifestyle
Vá misturando, quando a primeira metade da mistura em pó já estiver misturada, acrescente a segunda metade e continue.
Mas o ponto-chave mesmo é saber a hora de parar de misturar. pegue uma grande quantidade de massa com a espátula e levante. A primeira “leva” tem que cair de maneira fluida. Se demorar muito para cair, a massa ainda não está fluida o suficiente. Se você parar de misturar neste momento, os seus macarons vão ficar muito estufadinhos e com textura de suspiro. Já se a massa estiver líquida demais, já era, o ponto passou e seus macarons vão ficar parecendo biscoitos. A massa tem que estar uniforme e fluida, mas nem tanto, e assim os seus macarons vão ficar estufadinhos mas nem tanto, e com textura entre o suspiro e o biscoito.
4) Quando a massa estiver no ponto, coloque metade em um saco de confeiteiro, com um bico liso. Cubra uma forma plana com papel manteiga. Esprema o saco formando no papel manteiga bolinhas de mais ou menos 2cm de diâmetro – os seus macarons.
5) Deixe os macarons repousarem fora do forno, de 15 a 30 minutos. Para saber quando levá-los ao forno, encoste levemente o dedo na superfície de um macaron – a massa não pode colar no dedo.
6) Leve os macarons em forno pré-aquecido, entre 130°C e 150°C. A temperatura pode variar segundo os fornos, então, mais um ponto que tem que ser testado. O tempo de forno também varia, a “regra” é 12 minutos, abrindo o forno no meio para deixar sair a umidade. Se você estiver assando várias formas, mude as posições no forno a cada 3 minutos. O macaron está assado quando a parte de cima estiver durinha e brilhante, e a parte debaixo com aquele “colarzinho” típico.
7) Tire do forno e deixe esfriar. Descole os macarons do papel manteiga. Separe os “pares” de macarons segundo o tamanho (isto se você é descoordenado como eu e não conseguiu fazer macarons perfeitamente iguais hehehe). Pegue um macaron, coloque o recheio (com um saco de confeiteiro ou com uma colherzinha mesmo), una o segundo macaron. Coloque em uma bandeja e deixe repousar pelo menos 24 horas na geladeira.
____________________________
E foi isso. Bem complicado ne? Mas acredite, o resultado vale muito a pena. Antes de "bye" vale lembrar que essa receitinha eu aprendi no site da Fernanda Franca (não tenho certeza se esse é o sobrenome ou uma referência a França rs).
Beeijinhos gatas. E se gostaram comentem ok?
Marcadores:#receitas
Assinar:
Postar comentários
(Atom)
A autora ♥
Siga-me!
Jordana Oliveira. Tecnologia do Blogger.
Arquivo do blog
-
▼
2014
(16)
-
▼
janeiro
(13)
- Revelados os personagens de A Esperança
- A moda do coturno
- Receita de Macarons (bolinho colorido)
- Playlist : Clipes de Noiva
- Conheça os indicados ao Grammy 2014
- Receita de Croissant de Chocolate
- Criando um "Quem sou" personalizado
- Receita de Frappuccino
- Playlist: Clipes Na Estrada
- Capas de caderno personalizadas (SE INSPIRE)
- Trocando "Leia Mais" por imagem
- Quem é você Alasca?
- (Pré-Venda): Contos da Seleção. O príncipe e o guarda
-
▼
janeiro
(13)
Ultimo que li ...
Popular Posts
- Criando um "Quem sou" personalizado
- Personalizar menu padrão do Blogger
- Receita de Macarons (bolinho colorido)
- #Playlist para Malhar
- Um amor para recordar - Nicholas Sparks
- A culpa é das estrelas - John Green
- Receita de Croissant de Chocolate
- Make para pele negra/morena. (Produtos e dicas)
- A moda do coturno
- Mural de fotos
0 comentários:
Postar um comentário